São Zacarias e Santa Isabel

Santos do Dia 05 de Novembro

by Cynthia
0 comment

Última atualização há 2 anos by Cynthia

Origem

Zacarais e Isabel são os pais de João Batista, o precursor de Jesus Cristo.

Encontramos no Novo Testamento, no Evangelho de São Lucas, o relato sobre ambos.

O Evangelho de Lucas nos diz que Zacarias era um sacerdote e Isabel, que descendia de Aarão, era prima de Maria, a mãe de Jesus. Eles viviam na aldeia de Ain-Karim, próxima a Jerusalém.

Zacarias e Isabel eram generosos e caridosos com o próximo e viviam segundo os mandamentos de Deus.

Escolhidos por Deus

Zacarias e Isabel já eram um casal de idosos e não tinham filhos pois Isabel era estéril.

Zacarias, certo dia, enquanto rezava no Templo, recebeu a visita do Arcanjo Gabriel que lhe anunciou que sua esposa Isabel conceberia um filho.

A este filho seria dado o nome de João e ele seria abençoado com os dons do Espírito Santo para anunciar ao mundo a vindo do Messias Salvador, Jesus Cristo.

Zacarias, surpreso e incrédulo com o anúncio do anjo, pediu um sinal para acreditar e dessa forma, ele ficou mudo até o nascimento de seu filho. Assim que o menino João nasceu sua fala retornou.

A visita de Maria

Isabel, devido à sua idade avançada, pois teria em torno de 60 anos de idade quando ficou grávida, recolheu-se para se manter em oração e em maior união com Deus durante sua gravidez.

Maria, a mãe de Jesus, recebeu também a visita do Arcanjo Gabriel que anunciou que ela conceberia ao Filho de Deus e que sua prima Isabel também estava grávida.

Ao saber da gravidez de sua prima e já com Jesus em seu ventre, Maria correu ao encontro de Isabel para auxiliá-la na gravidez.

Assim que Maria chegou à sua casa, Isabel, por inspiração divina pronunciou as palavras: … “Bendita és Tu entre as mulheres e Bendito é o Fruto de Teu ventre”…. .

O Nascimento de João

Zacarias, quando seu filho João nasceu, pronunciou palavras que ficaram conhecidas como o “Cântico de Zacarias”, em agradecimento pelo nascimento do filho.

Entretanto, pouco mais se sabe sobre Zacarias e Isabel após o nascimento do filho João Batista.

A tradição diz que eles teriam se dedicado à criação e educação do filho, cuja missão na Terra era a de anunciar a vinda de Jesus, seu primo e Salvador dos homens.

Zacarias e Isabel teriam morrido quando João Batista estaria com cerca de dezoito anos de idade.

Ambos são venerados pela Igreja Católica como São Zacarias e Santa Isabel, pais de São João Batista, o precursor de Jesus.

São Zacarias e Santa Isabel são celebrados no dia 05 de novembro.

Oração

“Que Deus conceda aos pais de família imitar a Zacarias e Isabel, levando-os a viver uma vida santa,

sendo justos diante do Senhor e observando com exatidão Seus Mandamentos.

Por Cristo Nosso Senhor. Amém!”

Artigos Relacionados