São Roberto Belarmino

Santo do Dia 17 de Setembro

by Cynthia
0 comment

Última atualização há 2 anos by Cynthia

Origem

São Roberto Belarmino nascido Roberto Francisco Rômulo Belarmino, foi um Cardeal da Igreja Católica.

Nasceu em 04 de Outubro de 1542, na cidade de Montepulciano, na Itália.

Seus pais, nobres que perderam sua fortuna eram muito católicos. Sua mãe, Cinzia Cervini, era irmã do Papa Marcelo II.

Criado em um ambiente de muita religiosidade e fé, tornou-se noviço em 1560, quando entrou para a Companhia de Jesus.

Roberto teve excelente educação, sendo que seus estudos em filosofia e teologia foram fundamentais para sua vida religiosa.

Vida Religiosa

Embora com uma saúde frágil desde criança, Roberto tinha muita inteligência e sua dedicação aos estudos o levaram a se tornar professor e depois diretor do Colégio Romano.

Destacando-se por seu trabalho no magistério, Roberto foi nomeado superior provincial e mais tarde foi chamado pelo Papa Clemente para ser seu consultor.

Em 1602 foi nomeado arcebispo de Cápua.

Roberto Belarmino foi o escritor de uma das obras teológicas mais consultadas: “As controvérsias crsitãs sobre a fé”, assim como de vários livros sobre espiritualidade.

Morte e Canonização

Roberto morreu em 17 de setembro de 1621, aos setenta e nove anos de idade, após um período de muita enfermidade, quando também sofreu de surdez.

Por sua fama de santidade ainda em vida, foi beatificado em 1923 e canonizado em 1930, pelo Papa Pio XI. Em 1931, por sua sabedoria e conhecimento religioso e espiritual, por sua fé e dedicação à igreja e por suas obras literárias religiosas, recebeu o título de Doutor da Igreja.

Sua festa litúrgica é celebrada no dia 17 de setembro, data de sua morte.

Oração

“Ó Deus, que marcastes pela Vossa doutrina a vida de São Roberto Belarmino, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina e a proclamemos em nossas ações.

Por Cristo nosso Senhor, Amém!”

Artigos Relacionados

Leave a Comment