São Rafael de São José

Santo do Dia 19 de Novembro

by Cynthia
0 comment

Última atualização há 2 anos by Cynthia

Origem

São Rafael de São José, cujo nome de nascimento era Joseph Kalinowski, nasceu na Polônia, no dia 1º de setembro de 1835.

Joseph ou José, foi criado em uma família cristã e tanto seu pai André, como sua mãe Josefina, eram de origem nobre.

A mãe de José morreu quando ele tinha apenas dois meses de idade, mas José teve outras duas mães, pois seu pai se casou mais duas vezes.

José estudou na escola onde eu pai lecionava e era também diretor, o Instituto para os Nobres e foi um excelente aluno, tendo ótima formação e adquirindo conhecimento em diversas áreas, como linguas estrangeiras, química e agronomia.

José era devoto de Nossa Senhora do Carmo e pensou em entrar para o seminário, mas acabou ingressando na carreira militar.

Em 1852, foi para a Rússia e ingressou na Escola Militar de Engenharia, se formando tenente e engenheiro civil aos 24 anos de idade.

Carreira Militar

Aos 25 anos de idade, José foi promovido a Capitão do Estado Maior e em 1863, quando iniciou-se uma guerra entre Polônia e Rússia, foi nomeado Ministro da Defesa da Lituãnia.

José aceitou o cargo com a condição de que não houvesse condenações à morte durante a guerra.

Ao término da guerra, tendo os lituanos saído derrotados, José foi preso e deportado para a Sibéria, onde foi condenado a dez anos de trabalhos forçados.

Reencontro com Deus

José teve uma formação cristã e era devoto de Nossa Senhora do Carmo, mas os estudos e, principalmente, a carreira militar, o afastaram da religiosidade e da fé.

No entanto, o período da guerra entre Polônia e Rússia o fez retornar para a fé e para Deus. Nesse período José se confessou e comungou, se reencontrando com Deus.

A partir desse momento iniciou-se a sua conversão espiritual e ao ser deportado e condenado a trabalhos forçados, José enfrentou tudo com fé, sem lamentações e foi um grande consolador para seus companheiros prisioneiros.

Ao ser deportado, José levou consigo o Evangelho, um crucifixo e um livro, “Imitação de Cristo”.

Os dez anos de trabalhos forçados foram de muito sofrimento para ele mas foram também um testemunho de fé e devoção a Jesus Cristo, à Virgem Maria e a São José.

Vida Religiosa

Ao ser libertado, aos 42 anos de idade, José entrou para a Ordem dos Carmelitas Descalços, na Polônia, onde foi ordenado sacerdote em 1882, adotando o nome Rafael de São José.

Dedicou-se inteiramente a divulgar a Palavra de Deus e promoveu muitas conversões, renovando a Ordem Carmelita na Polônia.

Rafael de São José foi carmelita por trinta anos e morreu em Wadowice, Polõnia, no dia 15 de novembro de 1907, aos 70 anos de idade.

Foi canonizado pelo Papa João Paulo II, seu compatriota, em 1991. Sua festa litúrgica é celebrada no dia 19 de novembro.

Oração

“Ó Deus, que destes a São Rafael de São José o espírito de fortaleza nas contrariedades da vida,

concedei-nos, por sua intercessão, a disposição de jamais abandonar a fé e de sempre buscarmos a reconciliação Convosco,

de modo a podermos viver a verdadeira caridade para com os irmãos.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Sua Mãe Santíssima e Seu pai José. Amém!”

Artigos Relacionados