São Pedro Claver

09 de Setembro

by Cynthia
0 comment

Última atualização há 2 anos by Cynthia

Origem e Família

Nascido em 26 de Junho de 1580, no povoado de Verdú, em Barcelona, Espanha, Pedro Claver era de origem simples, filho de um casal de camponeses muito cristãos.

Desde muito cedo demonstrou sua vocação religiosa. Estudou no Colégio dos Jesuítas, tornando-se um deles ao entrar para a Companhia de Jesus, em 1602. Assim que se tornou um jesuíta viajou em missão apostólica para a cidade de Cartagena, na Colômbia.

Dedicação aos Negros

Antes mesmo de se tornar sacerdote, o que ocorreu em 1616, Pedro Claver iniciou seu apostolado no serviço de evangelizar os negros que vinham escravizados da África.

Pedro Claver foi uma luz de conforto para esses negros, que apesar de não entenderem o idioma, compreendiam o amor, a caridade e o tratamento cristão, com dedicação de pai, que recebiam daquele padre amigo. Além de lhes alimentar e dar de beber, Pedro Claver lhes oferecia palavras de fé e esperança, para aliviar suas dores e sofrimentos.

Por seu amor e dedicação, os negros escravos o veneravam e o respeitavam como um pai dedicado e bondoso.

Pedro Claver lutava ao lado dos negros, sofrendo com eles e fazendo o que era possível para lhes amenizar o sofrimento e lhes oferecer a salvação eterna. Dessa forma, com essa sua dedicação, Pedro Claver batizou cerca de quatrocentos mil negros durante seus quarenta anos de missão apostólica na Colômbia.

Além disso, muitos milagres de cura também foram atribuídos a ele.

Sofrimento e Canonização

Durante a peste, em 1650, Pedro Claver não abandonou os escravos, ao contrário, se ofereceu para ficar junto deles tratando-os da doença.

Nesse trabalho cuidando e tratando os negros adoecidos acabou contaminado também e após quatro anos de sofrimento, morreu aos 73 anos de idade, no dia 08 de setembro de 1654, no dia da festa de Natividade da Virgem Maria.

Foi canonizado pelo Papa Leão XIII em 1888 e em 1896, o Papa Pio X o proclamou padroeiro especial de todas as missões católicas entre os negros.

É também padroeiro da Colômbia, onde exerceu sua missão apostólica por quarenta anos, no amor e dedicação aos negros.

Sua festa litúrgica é comemorada no dia 09 de Setembro em razão da festa da Natividade de Nossa Senhora ser comemorada em 08 de Setembro.

Oração

“Ó Pai, pela Vossa misericórdia, São Pedro Claver anunciou as insondáveis riquezas de Cristo.

Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no Vosso conhecimento e viver na Vossa Presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras.

Por Cristo nosso Senhor, Amém!”

Artigos Relacionados

Leave a Comment