Última atualização há 2 anos by Cynthia
Origem
São Materno é considerado o 1º Bispo do Cristianismo na cidade de Colônia, Alemanha.
Seu nascimento consta como ocorrido em 285 d.C.
Segundo a tradição, ele teria vindo da Palestina e o próprio Apóstolo Pedro o teria enviado para as regiões da atual Alemanha, para evangelizar o povo dessas terras.
A cidade de Trier, onde surgiu essa tradição sobre a origem de São Materno, foi a primeira sede episcopal cristã da Alemanha.
Vida Religiosa
São Materno ou Maternus II, o 1º Bispo cristão da Alemanha foi um pacificador da Igreja, em uma época de muitas divisões entre os próprios cristãos.
Foi inclusive covocado pela igreja para resolver um grande conflito separatista teligioso na África.
São Materno trabalhou para o restabelecimento da paz, entendimento e união entre os cristãos nas terras africanas, embora sem muito sucesso, pois o cisma na igreja aconteceu.
Santificação
Após essa importante missão em terras africanas, pouco se sabe sobre a vida de São Materno ou Bispo Maternus II.
Entretanto, na cidade de Trier, foi ganhando fama de santidade devido aos seus esforços pacificadores e o povo começou a venerá-lo.
Sua morte se deu em 14 de setembro de 315 d.C.
Após longos anos de veneração a Maternus II, seu culto foi autorizado pelo Vaticano e ele passou a ser venerado como São Materno de Colônia. A veneração a esse santo continua até os dias atuais.
A festa litúrgica de São Materno de Colônia é celebrada no dia 14 de setembro.
Oração
‘Ó Deus de bondade, que enviastes vosso servo São Materno para reconciliar os cristãos entre si e manter a unidade da fé,
ensinai-nos a viver de tal modo unidos a Vós e que em tudo que fizermos, proclamemos Vosso amor.
Amém”