Última atualização há 2 anos by Cynthia
Origem
Lucas nasceu na Antioquia, na Síria, em uma família pagã.
Ao conhecer o Apóstolo Paulo converteu-se ao Cristianismo tornando-se seguidor e companheiro fiel nas peregrinações, do apóstolo do gentios.
Lucas era médico de profissão e dizem alguns, era também pintor. Diz-se que teria pintado imagens de Maria.
Lucas era instruído, possuidor de grande cultura e fluente em grego, razão pela qual seu Evangelho foi escrito com uma linguagem mais aprimorada e com uma narrativa seguindo uma ordem cronológica dos acontecimentos.
Convertido fiel do Cristianismo, Lucas demonstrava profundo amor, caridade e senso de justiça, com misericordiosa dedicação aos pobres e doentes.
O Evangelista
Lucas não conheceu Jesus pessoalmente mas conheceu Maria, de quem teria recebido muitas informações sobre a vida de Jesus desde sua infância.
Seu Evangelho foi baseado em informações e depoimentos, além de Maria, de outras pessoas que conheceram e conviveram com Jesus durante Sua vida e até Sua morte. Foi baseado também nos Evangelhos de Marcos e de Mateus.
Devido à convivência com Maria, de quem teria recebido muitas narrativas de sua vida e da vida de Jesus, encontramos no Evangelho de Lucas muitos acontecimentos em torno de Maria. Muitas passagens são narradas por Lucas, como por exemplo, o desencontro que Maria e José tiveram com Jesus, aos doze anos de idade, no Templo, causando muito sofrimento a eles.
Parábolas como a do Bom Samaritano e a do Filho Pródigo, somente são descritas no Evangelho de Lucas.
Lucas também é o escritor de Atos dos Apóstolos, que narra a atuação dos primeiros apóstolos nas peregrinações e pregações sobre os Ensinamentos do Cristo.
Apostolado e Morte
Lucas foi fiel companheiro nas pregrinações de Paulo, acompanhando-o e consolando-o quando de suas prisões, até seu martírio e morte em Roma.
Após a morte de Paulo, a tradição cristã conta que Lucas seguiu em peregrinações e pregações. Ele teria seguido pela Itália, pela região da Gália, atual França e Bélgica e pela região da Dalmácia, que abrange nos dias atuais a Croácia, Bósnia, Montenegro.
As informações sobre sua morte são incertas. Alguns historiadores dizem que foi também martirizado e outros afirmam que Lucas teria vivido até os 84 anos de idade, morrendo na região da Beócia, na Grécia.
São Lucas, médico dos homens e das almas, evangelista e exemplo de amor, justiça e misericórdia.
São Lucas, Padroeiro dos Médicos.
Oração
“Glorioso São Lucas, que tivestes a graça de ser inspirado por Deus Altíssimo para escrever seu santo Evangelho, rogai por todos nós,
para que sejamos sempre fiéis estudiosos das sagradas escrituras e confiantes seguidores de Cristo.
Que vive e reina para sempre. Amém!”