São José de Cupertino

Santo do Dia 18 de Setembro

by Cynthia
0 comment

Última atualização há 2 anos by Cynthia

Origem e Família

São José de Cupertino nasceu no dia 17 de junho de 1603, no vilarejo de Cupertino, daí seu nome como santo. Esse vilarejo se localiza na região da Puglia, província de Lecce, na Itália.

Seu nome de nascimento era Giuseppe Desa e sua família era muito pobre e vivia com imensas dificuldades, inclusive, Giuseppe, ou em português, José, assim como Jesus, nasceu em um estábulo pois, à época de seu nascimento devido às muitas dívidas de seu pai, sua família tinha sido despejada.

Devido à extrema pobreza de sua família José não pôde estudar, além de crescer com uma saúde muito frágil, apresentando ao longo da vida dificuldades de aprendizado e também dificuldades motoras.

Entretanto, apesar da falta de estudo o menino José foi educado dentro dos princípios cristãos, pois sua família, especialmente sua mãe, era muito religiosa e com isso desde pequeno sentiu o desejo de seguir a vida religiosa.

Vida de Superação

José, desde os 16 anos de idade desejava ingressar na vida religiosa, porém, foi rejeitado em duas ordens religiosas franciscanas por causa de suas dificuldades de aprendizado e motoras, que lhe prejudicavam no exercício das mais simples funções. Ele chegava a ser ridicularizado por suas deficiências.

José tentou ser aceito primeiro na Ordem dos Frades Franciscanos Conventuais e depois na Ordem dos Frades Capuchinhos. Em ambas foi rejeitado o que lhe causou muito sofrimento.

Porém, José não desistiu do sonho de ser tornar um religioso e quando seu pai faleceu, precisando tabalhar para pagar as dívidas da família, pediu aos frades conventuais para trabalhar nos estábulos da Ordem, pedido que foi aceito.

Após algum tempo nessa tarefa os frades começaram a perceber e a se impressionar com a devoção de José às orações, à sua obediência e humildade e seu imenso amor para com todas as criaturas. Assim, em 1625 foi aceito na Ordem, para se tornar sacerdote. E em 1628, José foi ordenado sacerdote.

Dons Extraordinários

José, apesar das dificuldades de aprendizado e mesmo inteligência, por sua fé e verdadeiro desejo de se tornar sacerdote, se saía muito bem nas provas para o sacerdócio, com respostas que causavam admiração nos seus inquiridores.

Como sacerdote e mesmo antes de ser ordenado, José já apresentava dons especiais. Diz-se que possuía o dom de levitar quando em oração e que também possuía o dom da cura.

José foi demonstrando profunda sabedoria sobre os assuntos religiosos e epirituais e começou a ser procurado por outros religiosos, pela realeza e mesmo pelo Papa, todos atrás de sua sabedoria espiritual.

Multidões de fiéis começaram a se formar também à sua procura, atrás de suas palavras de sabedoria, de amor e misericórdia e em busca de seus dons de cura.

Perseguição e Morte

Sua fama de santidade e seus dons milagrosos foram se espalhando cada vez mais e José acabou sendo denunciado por detratores ao Tribunal da Inquisição, como praticante de bruxarias.

José foi considerado inocente das acusações, porém foi obrigado a viver em conventos afastados de sua comunidade e em reclusão. Isso ocorreu em 1653.

Em 1657 foi permitido a ele que retornasse para uma comunidade fransciscana, sendo transferido para a cidade de Ósimo, onde permaneceu até sua morte, em 18 de setembro de 1663, aos 60 anos de idade.

São José de Cupertino foi beatificado pelo Papa Bento XIV em 1753 e canonizado pelo Papa Clemente XIII em 1767.

São José de Cupertino é o Padroeiro dos estudantes, devido à sua determinação aos estudos apesar de todas as suas dificuldades.

A festa litúrgica em sua celebração acontece no dia 18 de setembro.

Oração

“Ó Deus, que por disposição admirável de Vossa sabedoria, quisestes atrair todas as coisas do Vosso Filho exaltado da Terra, fazei que, na Vossa bondade, livres dos desejos terrenos pela intercessão e exemplo de São José de Cupertino, possamos conformar-nos em tudo ao Vosso Filho.

Que Convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

Artigos Relacionados

Leave a Comment