São Josafá

Santo do Dia 12 de Novembro

by Cynthia
0 comment

Última atualização há 2 anos by Cynthia

Origem

São Josafá, cujo nome de nascimento era João Kuncewycz, era natural da Ucrânia e pertencente à uma família cristã ortodoxa. Nasceu em 1580.

Desde cedo sentiu o chamado para seguir a vida religiosa e para isso, estudou filosofia e teologia.

Aos vinte anos converteu-se de cristão ortodoxo para cristão católico romano e ingressou na Ordem de São Basílio, tornado-se monge e adotando o nome de Josafá.

Vida Religiosa

Demonstrando muita devoção às orações e muitas virtudes e sabedoria, Josafá, em pouco tempo, foi nomeado superior do convento.

Aos trinta e sete anos de idade, ainda bastante jovem, foi nomeado Arcebispo de Polotsk, na Rússia, onde se dedicou à formação do clero e à evangelização do povo.

Durante seu arcebispado, Josafá enfrentou muitos problemas devido às divisões que aconteciam, com relação aos preceitos das igrejas. Ele trabalhou muito para defender os Ensinamentos de Jesus na defesa da união das igrejas.

Perseguição e Morte

Josafá, por sua dedicação pela união e defesa da igreja e também pela defesa do Papa como chefe supremo, sofreu muitas perseguições.

Ele foi caluniado e perseguido pelos que queriam a divisão, ou cisma das igrejas, até que, durante uma visita sua à uma das paróquias sob sua direção, teve sua comitiva atacada.

Ao testemunhar seus companheiros sendo massacrados, Josafá se postou diante dos perseguidores em defesa dos companheiros, dizendo que não atacassem seus pares se era a ele que queriam.

Assim sendo, Josafá foi então atacado, torturado e morto por seus opositores, que, após matá-lo jogaram seu corpo em um rio. Esse fato se deu no dia 12 de novembro de 1623, em Vitebsk, atual Bielorússia.

Os fiéis e seguidores da igreja cristã católica recuperaram o corpo de Josafá e passaram a venerá-lo como santo.

Os opositores e assassinos de Josafá foram depois presos e condenados por sua morte e, mais tarde, arrependidos, converteram-se à fé cristã católica.

São Josafá foi homem de muitas virtudes e sabedoria. Sua vida foi um exemplo de dedicação à vida religiosa, à caridade e ao esforço pela união das igrejas em nome de Jesus Cristo.

Foi canonizado pelo Papa Pio IX em 1876 e sua festa litúrgica é celebrada no dia 12 de novembro.

Oração

“Deus Eterno e Todo-Poderoso, que a Vossos pastores associastes São Josafá,

a quem destes a graça de lutar pela justiça até a morte, concedei-nos, por sua intercessão,

suportar por Vosso amor as adversidades, sem jamais abrir mão da Verdade,

e correr ao encontro de Vós, que sois a nossa vida.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

Artigos Relacionados