Última atualização há 2 anos by Cynthia
Origem e Família
São João Crisóstomo nasceu na Antioquia, no ano 349.
Sua família era rica e muito respeitada. O pai de João morreu pouco tempo após seu nascimento, provavelmente em batalha, pois era comandante de tropas imperiais, sendo João criado pela mãe, tida como uma mulher bastante caridosa.
Por ter posses sua mãe lhe proporcionou uma boa educação com os melhores mestres da época. João desenvolveu grande paixão pela literatura, demonstrando dom para a palavra.
João desde cedo demonstrava vocação religiosa.
Vida Religiosa
Quando a mãe de João também faleceu, ele, desejando viver uma vida mais contemplativa retirou-se para o deserto onde viveu por seis anos na companhia de um monge, sendo que desses seis anos, os últimos dois viveu sozinho em uma gruta, em orações e estudo.
Após esses anos vivendo omo um eremita, João retornou para Antioquia, ordenou-se diácono e após mais alguns anos de estudo e preparação, foi ordenado sacerdote.
Como sacerdote, pelo seu dom para a palavra e grande cultura que possuía, tornou-se um grande orador das palavras sagradas atraindo uma multidão para ouvir suas pregações. O sobrenome Crisóstomo (boca de ouro) foi-lhe atribuído anos mais tarde, devido à sua eloquência.
Em 397 João foi ordenado Bispo de Constantinopla e, como em suas pregações chamava a atenção para o amor, a caridade e dedicação aos pobres e o desapego dos bens terrenos, começou a incomodar o próprio clero da época, muito apegado, justamente, aos bens materiais e ao luxo, assim como também incomodou aos nobres.
Morte no exílio
O próprio clero, incomodado com a conduta moralizante de João, e apoiado pela Imperatriz da época, Eudóxia, o retirou de seu cargo de bispo da Igreja mandando-o para o exílio.
Houve grande revolta da população, que amava seus sermões e João foi trazido de volta do exílio. Entretanto, logo depois foi mandado novamente para o exílio de onde não retornou mais.
Estando já com a saúde debilitada, João morreu no exílio no dia 14 de setembro de 407.
São João Crisóstomo é celebrado na Igreja Católica, na Igreja Ortodoxa e também na Igreja Luterana.
Sua festa litúrgica é celebrada no dia 13 de setembro.
Oração
“Ó Deus, que marcastes pela Vossa doutrina a vida de São João Crisóstomo, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina e a proclamemos em nossas ações.
São João Crisóstomo, rogai por nós. Amém!”