Santo Inácio de Antioquia

Santo do Dia 17 de Outubro

by Cynthia
0 comment

Última atualização há 2 anos by Cynthia

Origem

Santo Inácio nasceu em Antioquia, na Síria, em torno dos anos 30 e 35 da era Cristã. Nascido em família pagã se converteu ao Cristianismo após ouvir as pregações do Apóstolo João, quando este estava em peregrinação pela região.

Santo Inácio se tornou discípulo de João e conheceu o Apóstolo Pedro e também Paulo.

Ao se converter ao Cristianismo, Inácio tornou-se também um apóstolo de Jesus, representando a segunda geração de apóstolos do Mestre.

Vida Cristã

Antioquia foi a terceira maior cidade do Império Romano, ficando atrás de Roma e Alexandria. Essa cidade foi também um importante centro de propagação do Cristianismo.

O Apóstolo Pedro foi Bispo da igreja cristã em Antioquia.

João, o Evangelista e Paulo, pregaram em Antioquia. Foi nessa cidade que Paulo fez o seu primeiro sermão pregando os ensinamentos de Jesus aos seguidores do cristianismo

Foi em Antioquia também que os seguidores de Jesus foram chamados pela primeira vez de cristãos.

Inácio sucedeu a Pedro como Bispo da igreja cristã em Antioquia e como Apóstolo de Jesus foi um exemplo de devoção a Deus, tendo sido um grande líder para os cristãos demonstrando verdadeira santidade.

Legado de Devoção

Santo Inácio, assim como muitos cristãos da época, foi também perseguido por ser um seguidor e pregador dos ensinamentos de Jesus.

Por sua liderança no cristianismo como Bispo da igreja, Trajano, imperador romano e grande perseguidor dos cristãos, o mandou prender.

Sendo preso e por se recusar a renegar sua fé em Cristo, como queria o imperador, Inácio foi enviado a Roma para ser jogado aos leões como era feito com todos os cristãos que não renegavam sua fé.

Inácio foi acorrentado e transportado de navio para Roma. Durante a viagem, mesmo sendo torturado pelos soldados romanos, escreveu 07 cartas, seis delas para os cristãos e igrejas das regiões por onde passava e uma para o também bispo, Policarpo.

Essas cartas se tornaram verdadeiras epístolas do Cristianismo, nas quais Santo Inácio deixou muitos ensinamentos e testemunhou sua fé em Cristo e todo seu amor pelos preceitos cristãos.

Testemunho de Fé

Ao chegar a Roma, Inácio foi jogado aos leões em mais um espetáculo tenebroso de perseguição e martírio dos cristãos.

Assim sendo, deu seu último testemunho de fé e se entregou com coragem à morte, feliz e em paz pois estava se entregando a Jesus Cristo que lhe concederia a vida eterna. Em uma de suas cartas escreveu que “o deixassem ser alimento das feras, pois ele era o trigo de Deus e precisaria ser devorado pelos leões para se tornar um pão digno de Cristo”.

Os restos mortais de Santo Inácio foram levados de volta à Antioquia.

Santo Inácio é venerado pelas Igrejas Católica, Ortodoxa, Anglicana e Luterana e sua festa litúrgica é celebrada, na Igreja Católica, no dia 17 de outubro.

Oração

“Deus, nosso Pai, que as palavras de Santo Inácio de Antioquia sirvam hoje para nossa meditação.

Animados pelo seu exemplo de fé e confiança em Vós, sejamos fortalecidos pela Vossa Graça.

Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!”

Artigos Relacionados

Leave a Comment