Última atualização há 2 anos by Cynthia
Origem
Santo Alberto nasceu na Alemanha. O ano de seu nascimento gera dúvidas. Alguns dizem que teria nascido em 1206 e outros que há documentação que indicam que teria nascido em 1196.
Pertencente à uma família cristã, demonstrava muitas virtudes desde criança.
Sua educação foi excelente pois sua família era nobre e muito rica e lhe proporcionou as melhores condições de estudo.
Ingressou na Universidade de Pádua, na Itália, aos dezesseis anos de idade e foi um aluno brilhante em todos os temas que estudou. Adquiriu conhecimento em gramática, física, química, geometria, botânica, mecânica, astronomia, arquitetura e em outras diversas áreas do conhecimento, que desenvolveram nele uma imensa capacidade intelectual.
Alberto estudou também filosofia e teologia, pois desde cedo sentia o desejo de abraçar a vida religiosa
Vida Religiosa
Em 1229, Alberto tornou-se frade dominicano pregador e foi ser professor lecionando na Itália, Alemanha e na França, onde inclusive, foi mestre daquele que se tornaria São Tomás de Aquino.
Sua extraordinária qualidade como professor atraía tantos alunos que era obrigado a dar suas aulas em praça pública.
Alberto era dotado de muita sabedoria e de uma capacidade intelectual brilhante, com muitos conhecimentos sobre os mais variados assuntos entretanto, desejava viver uma vida humilde e devotado à religiosidade.
Alberto foi eleito superior provincial de sua Ordem Dominicana na Alemanha, em 1254 e dedicou-se a viajar pelas cidades levando a palavra de Deus ao povo. Ele viajava a pé e se alimentava de esmolas que ia recebendo pelo caminho. Ao longo dessa missão foi fundando vários conventos nas cidades por onde passava.
No ano de 1260, foi nomeado Bispo de Regensburg, na Alemanha, onde dedicou-se também com muita devoção, porém, pediu afastamento após dois anos, pois seu desejo mesmo era continuar como monge vivendo com humildade e seguir lecionando.
Legado e Morte
Alberto foi muito importante, participando efetivamente do Concílio de Lyon, na França, em 1274, sendo decisivo no trabalho de união da igreja latina e grega.
Dentre seus legados constam mais de 22 livros sobre os diversos temas de seu conhecimento como filosofia, botânica, física, química, zoologia, arquitetura e também sobre agricultura, navegação e inclusive, tecelagem.
O conhecimento e capacidade intelectual de Alberto era realmente muito amplo e extraordinário, de tal forma que era chamado de Magno, que significa magnífico. Foi também um homem que viveu uma vida de muitas virtudes e humildade.
Santo Alberto Magno morreu no dia 15 de novembro de 1280.
Sua beatificação ocorreu em 1622 mas sua canonização aconteceu somente em 1931, pelo Papa Pio XI, quando foi também proclamado Doutor da Igreja.
Em 1941, foi declarado pelo Papa Pio XII, santo Padroeiro dos estudiosos e das ciências naturais e sua festa litúrgica é celebrada no dia 15 de novembro.
Oração
“Deus, Criador e Pai amoroso, dai-nos a graça de, como Santo Alberto Magno, buscarmos o conhecimento e a vivência da “ciência de Deus”,
na humildade e no serviço ao próximo, para fazermos jus à beleza com que nos criastes,
nesta vida e especialmente no Paraíso Infinito que para nós preparastes.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo e Vossa Mãe, a Virgem Maria. Amém!”