Santa Úrsula

Santa do Dia 21 de Outubro

by Cynthia
0 comment

Última atualização há 2 anos by Cynthia

Origem

Úrsula era uma princesa, nascida no ano 362, na Inglaterra. Seu pai era o rei da Cornualha, em latim Cornubia.

Segundo historiadores, seus pais eram cristãos e Úrsula, educada dentro desses princípios, cresceu muito devotada à religião e à fé em Cristo.

Úrsula era muito bela e a fama de sua beleza atraiu diversos pretendentes que desejavam se casar com ela.

Entretanto, a linda e meiga menina tinha o desejo de se entregar a Deus tendo, inclusive, feito secretamente um voto de consagração total a Deus.

Devoção a Deus

Úrsula não desejava se casar pois seu desejo era servir a Deus.

Porém seu pai, não sabendo de seu voto de consagração a Deus aceitou o pedido de casamento de um duque, general de exército e pagão.

Úrsula ficou muito triste com esse acerto mas, como era costume na época, devia obediência ao pai e aceitou o matrimônio mesmo contrariada. Fez no entanto um pedido ao pai: que se aguardassem três anos para que ela se preparasse para o casamento.

Na verdade, o que Úrsula pretendia durante esse tempo era converter o noivo ao Cristianismo ou fazê-lo desistir do casamento. Porém, não alcançou seu intento e passados esses três anos teve de ir ao encontro do seu prometido.

Destino e Fé

Úrsula embarcou em uma expedição de navio para ser levada ao casamento. Junto com ela embarcaram onze meninas, todas assim com Úrsula, virgens e que também foram prometidas em casamento aos soldados do duque.

O navio com Úrsula e as onze virgens navegava pelo Rio Reno e quando chegaram à cidade de Colônia na Alemanha, deu-se seu trágico destino.

A cidade estava dominada pelos Hunos, povo bárbaro e pagão, cujo exército era comandado por Átila. Os soldados atacaram e mataram toda a comitiva que acompanhava Úrsula, com exceção desta, cuja beleza encantou também a Átila.

O comandante do exército dos bárbaros desejou casar-se com Úrsula que recusou afirmando já ser esposa de Jesus Cristo, o mais poderoso rei da Terra.

Furioso com a recusa da linda jovem em se entregar a ele, Átila pessoalmente a degolou. Isso aconteceu no dia 21 de outubro do ano 383.

No século VIII foram encontrados túmulos com referências à Úrsula e suas companheiras em uma igreja na cidade de Colônia, na Alemanha.

A partir dessa descoberta se iniciou a devoção à Santa Úrsula por sua história de religiosidade e amor a Jesus Cristo, preferindo a morte para não renegar sua entrega a Ele.

Congregação Religiosa

Durante a Idade Média uma leiga franciscana, a italiana Ângela de Mérici, fundou a Companhia de Santa Úrsula com o objetivo de proporcionar uma formação cristã à meninas para que mais tarde, ao se tornarem mães, estas se tornassem divulgadoras do Evangelho ao catequizarem seus próprios filhos.

O nome da congregação foi escolhido, segundo sua fundadora, após uma visão que esta teve.

Atualmente, as Irmãs Ursulinas, filhas da fundadora da congregação, Ângela, a Santa Ângela, estão presentes nos cinco continentes pregando o exemplo de Santa Úrsula no amor e devoção a Jesus.

A festa litúrgica de Santa Úrsula é celebrada no dia 21 de outubro. Ela é a Padroeira das Jovens Estudantes.

Oração

“Ó Deus, destes a Santa Úrsula a graça para ir ao encontro do martírio com toda a coragem,.

Concedei que, apoiados em suas preces e instruídos pelo seu exemplo, possamos avançar no caminho do Vosso amor, por entre as dificuldades da vida,

e chegar à contemplação de Vossa beleza.

Por Cristo Nosso Senhor. Ámem!”

Artigos Relacionados