Santa Maria Josefa do Coração de Jesus

Santa do Dia 03 de Outubro

by Cynthia
0 comment

Última atualização há 2 anos by Cynthia

Origem e Família

Santa Maria Josefa nasceu Maria Josefina, no dia 07 de setembro de 1842, na cidade de Vitória, Espanha. Seu pai, Barnabé Sancho era serralheiro e sua mãe Petra de Guerra era doméstica.

Maria Josefina ficou orfã de pai muito cedo, ficando sua educação religiosa aos cuidados da mãe. Foi batizada aos dez anos de idade.

Desde cedo demonstrou um sentimento de compaixão pelos pobres e doentes e também pela Eucaristia e por Nossa Senhora.

Vida Religiosa

Maria Josefina completou seus estudos em Madri, na casa de parentes.

Aos 18 anos de idade retornou para sua cidade e falou com sua mãe sobre seu desejo de ingressar em um convento, pois se sentia atraída pela vida de interiorização e de clausura. Assim, entrou para o Instituto Servas de Maria.

Durante sua formação como religiosa no Instituto, Maria Josefina porém, sentia muitas dúvidas sobre sua vocação devido aos seus desejos de trabalhar pelos doentes.

Em conversas com a madre fundadora do Instituto, Soledade Torres Acosta e também com o Arcebispo de Zaragoza, Antônio Maria Claret, foi sendo incentivada a criar sua própria ordem religiosa onde pudesse cuidar dos doentes, em casa ou nos hospitais, como era seu desejo,.

Dessa forma, fundou em 1871 na cidade de Bilbao, o Instituto das Servas de Jesus. Ela tinha 29 anos de idade.

Legado, Morte e Canonização

Maria Josefina foi a Madre Superiora do instituto que fundou por 41 anos.

Seu legado foi um profundo amor e devoção a Jesus Eucarístico, a Seu Sagrado Coração e Suas dores e também sua profunda compaixã, dedicação e serviço aos doentes.

Mesmo acometida por grave enfermidade que a mantinha na cama ou em uma poltrona, ela continuou suas obras através de correspondências com outras irmãs, das outras casas do Instituto que foram sendo fundadas. Assim, estabeleceu as bases de trabalho na caridade de seu Instituto.

Hoje em dia as Servas de Jesus estão espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, levando acolhimento, auxílio e alimento aos doentes e necessitados e também cuidado e amparo aos idosos.

Sua morte foi profundamente sentida, com grande manifestação do povo, que já a venerava como santa. Seus restos mortais estão depositados na sede de seu Instituto, em Bilbao, na Espanha.

Maria Josefina tornou-se Santa Maria Josefa do Coração de Jesus ao ser beatificada em 1992 e canonizada em 01 de outubro de 2000, pelo Papa João Paulo II.

Sua celebração se dá no dia 03 de Outubro.

Oração

“Deus Onipotente, que concedestes grande santidade à Vossa Serva Santa Maria Josefa, concedei-nos a graça que humildemente Vos pedimos, sobretudo a força para perseverar no amor de Vosso Filho.

Que vive e reina para sempre. Amém!”

Artigos Relacionados

Leave a Comment