Santa Catarina de Alexandria

Santa do Dia 25 de Novembro

by Cynthia
0 comment

Última atualização há 2 anos by Cynthia

Origem

Santa Catarina era filha do Rei Costus, de Alexandria, no Egito, onde ela nasceu no ano 287.

Catarina nasceu pagã mas ainda na adolescência converteu-se ao Cristianismo.

Diz-se que ela teve uma visão, na qual era levada ao céu e se casava espiritualmente com Jesus Cristo. Após essa visão, Catarina se tornou cristã e devota.

Catarina era muito bela e era também muito culta, com conhecimentos de religião, filosofia e política, assuntos sobre os quais discutia com bastante propriedade, mesmo sendo ainda uma jovem de dezoito anos de idade.

Mártir por Amor a Jesus

O imperador pagão Maximino, segundo consta, se apaixonou pela bela Catarina e desejou se divorciar, pois já era casado, e casar com a jovem.

O Imperador Maximino desejava casar-se com Catarina e queria que ela abandonasse sua fé cristã e adorasse aos deuses egípcios.

Catarina recusou a proposta de casamento, negou-se a abandonar sua crença e ainda recriminou o imperador por suas perseguições aos cristãos, tentando convertê-lo ao Cristianismo.

A sabedoria de Catarina na defesa dos valores cristãos e de sua fé deixaram o imperador sem argumentos e, diante disso, ele convocou vários sábios para questionarem Catarina.

Os sábios, além de não conseguirem convencer Catarina a abandonar sua fé, ainda foram convertidos ao Cristianismo por ela.

Inconformado, Maximino condenou todos os sábios à morte.

Catarina foi condenada à tortura e morte. Maximino ordenou que fosse torturada por lâminas e ferros pontiagudos presos a uma roda até que seu corpo fosse dilacerado.

Milagre e Morte

Catarina, por sua fé e amor a Jesus Cristo, foi salva em um primeiro momento. A roda com as lãminas e os ferros se quebrou quando iria passar sobre seu corpo.

Maximino, furioso, pessoalmente a torturou e mandou decapitá-la.

Catarina morreu no dia 25 de novembro de 305 e a tradição conta que anjos teriam levado seu corpo para o Monte Sinai.

O local para onde foi levado o corpo de Catarina tornou-se um lugar de devoção onde, segundo consta, muitas graças foram alcançadas por sua intercessão.

O Imperador de Bizâncio, Justiniano I, três séculos após o martírio de Catarina, mandou construir no Monte Sinai o Mosteiro de Santa Catarina         em honra à santa.

A festa litúrgica de Santa Catarina de Alexandria é celebrada no dia 25 de novembro.

Ela é a Santa Padroeira dos estudantes, filósofos e professores e, no Brasil, é a Padroeira do Estado de Santa Catarina.

Oração

“Ó Santa Catarina, sábia e firme na fé, rogai a Deus para que nós tenhamos a coragem de buscar conhecer sempre melhor os Ensinamentos de Cristo na Sua Igreja,

e de testemunhá-los pelas nossas palavras e ações em qualquer ocasião, de forma a merecermos o prêmio do Paraíso e a edificar os irmãos.

Amém!”

Artigos Relacionados