Religião

O pertencimento a Deus

by Cynthia
0 comment

Última atualização há 2 anos by Prece Ativa

Origem e Significado

A origem ou a etimologia da palavra Religião é ainda discutida.

Alguns acreditam que sua origem está no verbo latino relegere que significa reler, se referindo aos religiosos que constantemente liam e reliam as escrituras no intuito de melhor compreender o que os deuses queriam dizer.

Outros dizem que a origem da palavra está no verbo religare significando a religação do homem com Deus.

Há também a interpretação de que a origem da palavra está no verbo religere, que significa reeleger e refere-se ao homem reelegendo a Deus, unindo-se novamente a Ele.

De qualquer maneira, a palavra Religião tem sua origem e significado no propósito de união e ligação com Deus. Ou na re-união e re-ligação com Deus.

Independente de qual seja, de fato, sua etimologia, a essência e significado de Religião está no voltar-se para Deus, no se unir, se ligar ou religar a Ele. No acreditar na existência de Deus e confiar Nele.

A Essência da Religião

A religião tem por essência proporcionar ao homem um sentimento de pertencimento.

A religião ou crença que professamos, seja qual for, nos proporciona uma base e segurança emocional na certeza de que não estamos sós e que há algo ou alguém maior e acima de nós.

Deus representa e significa esse algo maior, um poder e uma força superior que nos rege e direciona nosas vidas.

Essa crença, acredito sinceramente, nos é necessária. Criaturas humanas e falhas que ainda somos, necessitamos de orientação e segurança em nosso caminho evolutivo.

Assim como a criança se sente segura e protegida por seus pais, ganhando confiança para iniciar seus passos e descobrir o mundo, nós também necessitamos do Pai para olhar por nós, nos orientando, amparando e protegendo. E perdoando nossas falhas e fraquezas.

Porque a essência da Religião é também acreditar em Deus como Pai amoroso e misericordioso.

Muitos dos que não acreditam ou dizem não acreditar em Deus, muitas vezes sentem um vazio e uma insegurança em suas vidas. Em algum momento de suas vidas vivenciam o sentimento de não pertencer e de a quem recorrer.

O Sentimento de Pertencimento

O sentimento de pertencimento proporciona sentido, segurança e direcionamento na vida.

Acreditar e confiar em Deus como um Pai amoroso que zela por nós elimina a possibilidade da solidão e do medo nas atribulações em nossas vidas.

Nossas mentes e principalmente nossos corações se preenchem de fé, esperança e confiança ao acreditarmos e sentirmos que pertencemos a Deus.

O pertencer a Deus nos fortalece e as preces que dirigimos a Ele nos trazem respostas e certezas em nosso íntimo, para fazermos escolhas e tomarmos decisões a cada dia, com o sentimento íntimo de que não estamos sós.

A Religião em sua essência abre nossos corações para a fé, o amor, a confiança, a alegria, a paciência, a compreensão, o perdão, enfim, para muitas virtudes e atitudes que serenam e harmonizam nossa alma.

A Religião em sua essência nos faz transpor obstáculos, enfrentar e superar nossos medos, ir atrás e conquistar nossos sonhos.

Religião é caminhar na vida protegidos, amparados e abençoados por Deus, o Pai Criador de tudo e de todos.

Artigos Relacionados